Arrisque-se: diga sim
13/06/2018 02:35 em Comportamento
Falar sim pode trazer inúmeros benefícios. Dentre eles, o de aprender a dizer não
 
Atuais conceitos ensinam a importância do dizer "Não", porém poucos falam sobre o quanto o "Sim" pode fazer a diferença. Ao contrário do que muitos pensam, aprender a dizer "sim" não se trata sobre querer agradar os outros, mas entender como sair do "status quo", de encarar novas oportunidades, além da aceitação e ação sobre as situações que se apresentam no cotidiano.

Para a psicóloga e coach Adriana Vicco, é inerente ao ser humano a permanência em um estado conhecido que dá a sensação de conforto e segurança. Sair desta zona de conforto pode gerar ansiedade, medo, insegurança, euforia, entre outros diversos sentimentos nem sempre positivos. Com a estabilização da mudança é comum enxergar as oportunidades que deixariam de ocorrer caso o "sim" não estivesse presente, ou seja, apresentar-se para algo novo.

"Em um ambiente de trabalho, pode ser observado o profissional recebe um novo desafio, seja uma promoção, uma mudança de área ou mesmo uma mudança de empresa. Para qualquer uma destas situações o corpo reagirá com uma descarga de emoções positivas e negativas ao mesmo tempo. Está feliz pela oportunidade, mas com medo do que virá." Comenta Vicco.
 
O importante é entender as emoções e não deixar que elas simplesmente paralisem as atitudes seguintes. Toda e qualquer mudança seja ela iniciada ou imposta oferece grandes oportunidades de aprendizado, mesmo as que não são tão agradáveis como perder um emprego, por exemplo. Adriana dá algumas dicas sobre como e quando mudar a forma de pensar:

Treine sua mente a ter plasticidade para fazer coisas diferentes todos os dias;

Perceba o que te deixa fora dos "eixos" e qual o melhor mecanismo para você voltar à sua funcionalidade no menor tempo possível;

Não diga não a uma nova situação ou oportunidade de forma automática. Experimente o "Por que não?" e então caminhe para o "Sim".

"As situações difíceis aparecem para nos fazer crescer, então "Diga Sim" à vida tal qual ela se apresenta e arregaça as mangas para mudar o que não lhe agrada! Arrisque-se! Desenvolva novas habilidades, adquira mais conhecimento e mude as atitudes que não agradam" finaliza Adriana.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!