Com foco no cuidado contínuo com a saúde, amparo alinha incentivos para médico e paciente
05/07/2018 - 18h53 em Empresas

amparo clínica Paraíso. Foto - Zé Paulo Cardeal

Rede de centros médicos é inaugurada em julho com a proposta de melhorar a satisfação dos pacientes e os indicadores clínicos, reduzindo custos

Com três clínicas localizadas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, a rede de centros médicos amparo inaugurou ontem, dia 04 de julho, a primeira unidade na Rua Vergueiro, Vila Mariana. O modelo de atendimento da amparo por médico de família - denominado pela empresa de Médico Dedicado (MD) - tem como foco o cuidado e o vínculo com o paciente ao longo da vida. Com uma equipe de profissionais que o auxilia, o médico estará disponível para tirar dúvidas dos pacientes remotamente. A adesão por pagamento mensal de R$ 79,00 garante consultas presenciais a R$ 60,00 em até 24 horas, além de exames, vacinas e pequenos procedimentos a preço de custo.

A proposta é oferecer uma alternativa ao atendimento pontual, que vem sobrecarregando o sistema com consultas e exames muitas vezes desnecessários, o que aumenta os custos tanto para as operadoras de saúde como para os usuários. Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), cerca de 19% dos gastos com procedimentos e exames decorrem de fraudes e desperdícios. “A amparo não tem qualquer incentivo para fazer exames desnecessários. Isso também impacta nos custos do nosso negócio. Prezamos pelo atendimento de qualidade do Médico Dedicado e o acompanhamento contínuo do paciente - à distância ou presencialmente. Esse é o nosso principal objetivo”, explica Emilio Puschmann, CEO e fundador da amparo.

Cada médico de família da amparo pode ter até 2 mil pacientes na carteira, com o apoio de outros profissionais de saúde, permitindo que ele esteja focado na qualidade do atendimento - nada mais. “A amparo surgiu com o propósito de alinhar os incentivos para médico e paciente; ou seja, alcançar as expectativas de quem é atendido e de quem atende”, completa Puschmann.

As próximas clínicas - localizadas no Largo da Batata e na Lapa - serão lançadas ainda no mês de julho. A escolha dos locais foi estratégica tendo em vista o fácil acesso e transporte público próximo. A unidade da Rua Paes Leme, por exemplo, fica a 250 metros do metrô Faria Lima e da Avenida de mesmo nome, por onde transitam milhões de pessoas por mês.

Nesse primeiro momento, consultas e exames serão agendados via site, telefone ou por mensagem. Além do atendimento presencial, o paciente poderá acionar o médico a qualquer momento pelo celular para tirar dúvidas ou acompanhar o resultado de exames, por exemplo.

Cuidado dedicado ao longo da vida

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% dos casos que chegam ao consultório são resolvidos pelo médico de família na primeira consulta, sem a necessidade de encaminhamento para outros especialistas. Pensando nisso, a amparo se associou ao Dr. Gustavo Gusso, um dos pioneiros no desenvolvimento de equipes de medicina da família nos planos de saúde e na saúde suplementar do país.

“Nós trabalhamos com base no conceito de cuidado de longo prazo e com um relacionamento mais próximo entre médico e paciente, o que facilita muito uma medicina preventiva. Os profissionais são remunerados por hora e estão focados na qualidade do atendimento aos pacientes, e isso é um grande diferencial no mercado. Poder atrair nossos médicos com benefícios para o desenvolvimento de carreira, propósito e remuneração é muito gratificante”, explica Gusso, diretor médico da amparo.

O paciente também conta com uma rede de oito especialistas que atendem nos centros médicos e trabalham em equipe com os médicos dedicados. São eles: Ginecologista, Dermatologista, Pediatra, Oftalmologista, Psicólogo, Acupunturista, Quiropraxista e Nutricionista. Com foco em atendimento ambulatorial, a amparo não oferece serviços de emergência e internações.

Segundo Atus Palomo, diretor de marketing da amparo, há um potencial enorme no Brasil de aplicar a medicina em um outro formato, com o propósito de torná-la acessível a um baixo custo e beneficiar uma grande parcela da população que depende do SUS para os atendimentos de rotina. “Queremos mostrar que há outra opção na área de saúde e que ela funciona, evitando despesas desnecessárias tanto ao sistema como para o paciente. Acreditamos no médico de família como protagonista nessa nova maneira de pensar a saúde ambulatorial no Brasil. Nossa proposta é ampliar o alcance e o atendimento feito por esse profissional, que poderia ter mais presença e reconhecimento no Brasil”, completa Palomo.

Parcerias estratégicas

A amparo já chega ao mercado credenciada pela Seguros Unimed como prestadora de serviços ambulatoriais para mais de 55 mil beneficiários da seguradora, que poderão utilizar as clínicas para fazer consultas presenciais, atendimentos à distância e exames. Trata-se de uma parceria pioneira no Brasil, baseada em fee for value, que busca manter o equilíbrio na gestão da saúde, aliando qualidade no atendimento e custo-benefício com foco nas reais necessidades dos pacientes.

Outra vantagem é a parceria com a farmácia Buenos Ayres, que oferece a comodidade de encomendar remédios pela rede sem ter que sair de casa, diretamente pela rede de mensagens ou pelo telefone. O pagamento pode ser efetuado via cartão de crédito e a entrega em domicílio.

Serviço
Clínica Paraíso (em funcionamento)
Endereço - Rua Vergueiro, 1645 - Vila Mariana - São Paulo
Horário de funcionamento (no mês de lançamento) - De segunda a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 8h ao meio-dia.
Em breve
Clínica Largo da Batata
Endereço - Rua Paes Leme, 30 - Pinheiros - São Paulo
Clínica Lapa
Endereço: Rua Clemente Alvares, 31 - Lapa - São Paulo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!